sábado, 15 de junho de 2013

O Discreto Charme das Partículas Elementares

O discreto charme das partículas elementares
Para todos aqueles que querem se aventurar pelo mundo da física de partículas: o excelente livro escrito por Maria Cristina Batoni Abdalla foi traduzido em um filme produzido pela TV cultura e pode ser visualizado aqui.



Desde a teoria atomística dos gregos até o modelo atômico elaborado no século XX, houve substanciais mudanças em relação ao estudo do átomo e suas partículas. Atualmente, conhecem-se partículas realmente elementares, a partir das quais toda a matéria do universo observada é formada. E segundo esse entendimento, há forças fundamentais ligando essas partículas, pois a matéria não pode existir sem a ação dessas forças. Muito se pesquisou para chegarmos até essas formulações. 

Algumas vezes, a descoberta de uma partícula forçava a mudança dos modelos; outras vezes, o modelo, ou conceitos mais preciosos, previam a existência de uma partícula nova, e assim a Física das partículas elementares foi evoluindo até chegar ao que é denominado hoje Modelo Padrão da Física de Partículas. É sobre essas discretas, estranhas e charmosas partículas e suas descobertas, sobre as forças existentes entre elas, os modelos que as explicam, os aceleradores e detetores que as fazem visíveis aos olhos humanos e o papel que essas pequeninas desempenharam no início da formação do universo que a autora irá discorrer nas páginas desse livro.






Clique aqui para ver mais postagens sobre FÍSICA MODERNA

Se você gostou, por favor, clique em +1 abaixo e ajude a divulgar o Blog. Obrigado!

Use o campo abaixo e comente esta publicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assuntos Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...