domingo, 23 de setembro de 2012

Robótica para Iniciantes com Arduino

ARDUINO

O Hardware



A placa Arduino ou simplesmente Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre que tem o objetivo de tornar fácil e mais acessível financeiramente a criação de projetos educacionais. Foi concebida na Itália, no ano de 2005 por Massimo Banzi, David Cuartielles, Tom Igoe, Gianluca Martino e David Mellis e é composta por um controlador, algumas linhas de Entrada/Saída digital e analógica, além de uma interface serial ou USB, para interligar-se ao hospedeiro (que pode ser um computador), que é usado para programá-la e/ou interagir com ela em tempo real. Sua capacidade de trabalho pode ser potencializada com o uso de alguns recursos adicionais chamados Shields, que são empilhados sobre a placa principal, como na imagem abaixo:

Imagem retirada de : http://shieldlist.org/images/7/xport.jpg em 8/09/12

Identificando as partes do Hardware:


Modelos de Placas disponíveis



O software

O Arduino IDE, do inglês Integrated Development Environment ou Ambiente Integrado de Desenvolvimento, é um software escrito em Java e é derivada de projetos Processing e Wiring. Foi concebido de forma a ser de fácil de utilizar por pessoas não familiarizadas com o desenvolvimento de softwares. . Inclui um editor de código com recursos de realce de sintaxe, parênteses correspondentes e indentação automática, sendo capaz de compilar e carregar programas para a placa com um único clique.

Para uso do Software são necessários somente duas funções básicas:
  • setup( ) – Inserida no inicio da programação, é usada para inicializar a configuração, identificando em alguns casos as variáveis utilizadas;
  • loop( ) – Chamada para repetir um bloco de comandos ou esperar até que seja desligada.
Na próxima postagem sobre o Arduino, será explicado como acender e apagar um LED usando a função BLINK.




Se você gostou, por favor, clique em +1 abaixo e ajude a divulgar o Blog. Obrigado!

Física Resolvida - Grupos de estudos para Enem & Vestibular

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assuntos Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...